Amigos da educação

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

0

Elias José

Biografia de Elias José





Elias José (Santa Cruz da Prata MG 1936 - Guarujá SP 2008). Contista, romancista, poeta e autor de livros didáticos. Elias José nasce em Santa Cruz da Prata, no município de Guaranésia, interior do estado de Minas Gerais. Mora na fazenda da família e frequenta o curso primário na escola rural do distrito. 
Na adolescência, estreita seus laços com a literatura, ao organizar e escrever, com um grupo de colegas, o jornal da escola. 
Em 1962, ganha o primeiro lugar num concurso de contos promovido pela revista Vida Doméstica.
Formado em 1967 em letras e pedagogia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé (Fafig), faz cursos de especialização e pós-graduação em São Paulo e no Rio de Janeiro. 
Em 1970, publica sua primeira coletânea de contos, A Mal-Amada, que recebe menção honrosa no Concurso de Livros de Contos  Prêmio José Lins do Rego, patrocinado pela Livraria Editora José Olympio, em 1968. 
Torna-se professor de literatura brasileira e teoria literária da Fafig, onde também atua como vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras. Na rede pública de ensino, dá aulas de língua portuguesa e literatura brasileira na Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro. 
A partir 1976, por sugestão de sua esposa, Sílvia, escreve histórias para sua primeira filha, Iara. Inicia assim sua produção infanto-juvenil, cujo primeiro lançamento é As Curtições de Pitu
A afinidade com o gênero e o sucesso obtido com a publicação levam-no a dedicar-se quase exclusivamente ao público infantil, para o qual escreve mais de cem livros. 
Em 1993, aposenta-se de suas atividades profissionais e permanece em Guaxupé, deslocando-se apenas para as inúmeras palestras de que participa. 
Morre em 2 de agosto de 2008, aos 72 anos.

fonte: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=biografias_texto&cd_verbete=5136

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e volte sempre.
Não esqueça de deixar o nome do seu blog,
para retribuir a visita.

Bjos

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais matérias Dia a Dia do Professor